" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ENCONTRO PIBID UEL (14/11/2015)

            No segundo sábado de Novembro (14/11), ocorreu no Centro de Ciências Humanas (CCH) o encontro dos PIBIDs da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde todos os coordenadores, colaboradores e bolsistas puderam participar.
      Durante o dia todo, houveram apresentações de como os bolsistas e colaboradores estão trabalhando com a comunidade e também houve espaço para que os coordenadores explicassem como estão trabalhando com os bolsistas nas escolas e expor os resultados obtidos durante os projetos.


     Grande parte dos Bolsistas do PIBID de Ciências Biológicas estiveram presentes, dentre eles alunos que ministram aulas nos Colégios Estaduais Vicente Rijo (Londrina) e Attílio Codato (Cambé). O encontro possibilitou uma ampla visão do PIBID, visto que nas salas de apresentação haviam vários projetos diferentes, como filosofia, letras inglês, música, interdisciplinar, biologia entre outros. Todos os bolsistas presentes puderam assimilar ideias de outros projetos que poderão ser utilizadas para melhorar suas técnicas dentro de seus próprios. A apresentação de Biologia teve um resultado positivo e foi altamente elogiada pela quantidade de trabalhos desenvolvidos. 





segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

XIV SITEC (04-05-06-07/11/2015)

      Nosso PIBID de Ciências Biológicas teve a honra de ser convidado no dia 07/11 para o 14º SITEC, do Colégio Interativa. Todos os bolsistas ganharam o cargo de avaliadores dos trabalhos dos alunos de 5º ano à 9º ano do ensino fundamental.     
     Nos dias que ocorre o SITEC os alunos do colégio têm a oportunidade de apresentar para a comunidade os trabalhos desenvolvidos na Iniciação Científica, que está presente em sua grade curricular.


         É um momento de trocas e de reflexão sobre o que foi construído ao longo do ano letivo. toda esta proposta busca atingir um objetivo final que envolve, mais que a construção de conceitos, uma educação para a vida.
       Todos os Bolsistas que puderam participar ficaram encantados. Os trabalhos avaliados estavam sendo apresentados na quadra do colégio, sendo que dentro das salas de aula haviam outros alunos do 1º ao 4º ano apresentado curiosidades e informações diversas sobre corpo humano, alimentação e outras curiosidades cientificas.



sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Oficinas Colégio Estadual Attílio Codato - Um dia de Biologia na Escola (03/11/2015)

     Como participação em uma escola atuante do projeto, o PIBID Biologia se deslocou em massa para o Colégio Estadual Attílio Codato de Cambé - PR para participar do Dia de Biologia na Escola, que já está em sua segunda edição. Esse ano, juntamente com nossas oficinas, os estudantes fizeram trabalhos de Artes e História, onde decoraram as salas, produziram material e apresentaram sobre diversos temas nessas modalidades.
 




     
        Os pibidianos se dividiram em grupos para ministras as oficinas ofertadas: drogas, sexualidade, células tronco e terapias, animais em experimentos cientificos e entomologia. Os alunos foram altamente participativos em todas as oficinas. Fomos muito bem recebidos pelos alunos e professores da casa.


Oficina de Entomologia: (Da esq. p/ dir.) João Vitor, Jéssica Nayara, Felipe Junqueira e Jheimison Rosa.

Oficina de Sexualidade: (Da esq. p/ dir.) Ana Moraes, Luccas Próspero, Caroline Gaiguer e Juliana Benassi.

Oficina de Animais em Experimentos: (Da esq. p/ dir.) Rafael Caetano e Bárbara Fernandes.

Oficina de Animais em Experimentos: (Da esq. p/ dir.) José Durante e Rafael Caetano.

Oficina de Drogas: (Da esq. p/ dir.) Leandro Rossini, Vinícius Popolin e João Daniel.



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

VII Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO‐SUL) 08-09-10/09/2015

O Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO‐SUL) é um evento bianual promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Em sua 7ª edição, o evento foi realizado nos dias 08, 09 e 10 de setembro de 2015, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma no estado de  Santa Catarina.
O Tema desta edição foi: “Da formação à prática no Ensino de Ciências e Biologia: desafios a superar”, proporcionando reflexões sobre a escola, a pesquisa, a vida, os problemas que desafiam nosso tempo e que envolvem esta área do conhecimento. 


     A bolsista Caroline Gaiguer Cruz adorou a experiência. "Foi uma forma de adquirir conhecimento fora da sala de aula da universidade. Aqui todos estavam ansiosos para divulgar seus trabalhos e ocorreu muita troca de experiência importante entre os cursos da Região Sul".


segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

SINDUSCON 2015 (22/08/2015)

          No dia 22/08, Dia Nacional da Construção Social, o PIBID de Ciência Biológicas esteve presente na SINDUSCON 2015 na cidade de Cambé, levando muita informação e curiosidades de Biologia para crianças e adultos, dentre o público havia pessoas de extrema carência, sem conhecimemtos básicos de biologia. Logo, nosso PIBID contribuiu para melhorar a qualidade de vida da comunidade, com informações importantes sobre o cotidiano. 
           

          Foram expostos animais empalhados para que o público pudesse observar os animais em tamanhos reais e conhecer mais sobre eles. Dentre os animais estavam répteis, insetos, primatas e outros. Peças anatômicas foram exibidas com o intuito de exemplificar o funcionamento do corpo humano e também foram abordados temas de como manter uma pequena horta, como fazer uma compostagem. Houve tambem a aplicação de um questionário de mitos, onde as pessoas que participavam da feira respondiam em um papel se a afirmação era verdadeira ou falsa.







     



    Aos alunos do PIBID, a feira representou uma grande oportunidade de obter um maior contato com a população, apresentando questões relevantes sobre a biologia que muitas vezes não são abordadas em sala de aula.




quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Relações Ecológicas, Aula de Campo (20/08/2015)

     Os pibidianos Jheimison e João fizeram uma importante ponte entre Universidade e Escola. Os alunos do Atílio Codato, do 9º ao 3º ano vieram de ônibus da UEL para uma aula de campo no campus. Após instruções dos professores bolsistas, os alunos foram divididos em dois grupos para observar as interações ecológicas que ocorriam ali. 

    



     Os alunos se encantaram com a Universidade, perguntando muito sobre as coisas que haviam ali. Para os terceiranistas, foi um gás a mais para o vestibular. Após a aula, os alunos imploraram a Jheimison e João que realizassem mais uma aula de campo desta, em um local diferente.