" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

terça-feira, 28 de julho de 2015

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NAS AULAS DE BIOLOGIA

Os livros didáticos ainda são formulados com uma lógica histórico sequencialista, ou seja, considera apenas dados cronológicos e/ou biográficos da construção do pensamento científico, excluindo do processo os fatores sociais, políticos, econômicos e religiosos que influenciam a construção da ciência tanto na atualidade (C&T) como em outros períodos históricos ou “apresentando conceitos já prontos impossibilitando aos alunos construírem suas próprias denotações¹” . “A ciência hoje é encarada pelos alunos da educação básica como uma “atividade de simples resolução de pro
blemas”.
Discussão e reflexão sobre o mito da ciência neutra e autônoma, uma visão mistificada da ciência atual, já que esta afirmação não é condizente com a própria construção histórica da ciência.






Trabalho Apresentado pelo Bolsista:
Rafael Gustavo. Terra
Edith Ester Zago de Mello 
I SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANA 24 E 25 DE AGOSTO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário