" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Feira das Profissões 2014

Nos dia 29 e 30 de Maio, foi realizado um evento na Universidade Estadual de Londrina, a feira das profissões. O objetivo era apresentar e divulgar 54 cursos de graduação ofertadas pela universidade aos alunos do 3º ano do ensino médio de Londrina e região. O PIBID/BIOLOGIA e Ciências, com participação de BIOMA CONSULTÓRIA, juntamente com alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas, apresentaram e respondiam algumas dúvidas sobre o curso e a profissão.

Imagem 1: Ingrid e Ana Moraes

Imagem 2: Alunos Ingrid e Letícia

Imagem 3: Alunos Andrew, Lara, Hellen, William e Rafael

Imagem 4: PIDIANOS Hellen, Guilherme e Rafael apresentando o curso

Imagem 5 : Alunos procurando ideias do curso

Imagem 6: A procura do curso de Ciências Biológicas foi alta

Imagem 7: PIBIDIANOS Rafael e Felipe

Imagem 8: PIBIDIANA Paula

Imagem 9: Alunos Lara, Hellen, William e João Vitor
Imagem 10: PIBIDIANA Ana Moraes



quinta-feira, 19 de junho de 2014

Projeto ecossistemas:Terrário de plantas carnívoras

Aproveitando o tema que já havia sido abordado ano passado no colégio Vicente Rijo, sobre a construção e caracterização de diferentes aquários que simulavam ecossistemas naturais, esse ano resolvemos trabalhar com terrários.Junto da parceria do especialista em plantas carnívoras Biólogo MSc. Dennis P. Ostrensky-Saridakis e Doutorando em Conservação da Natureza - UFPR Fone: (41) 98772733 e-mail: dpsaridakis@gmail.com. Utilizamos o material disponível no laboratório do colégio, montamos nosso primeiro terrário, com flora restrita a apenas plantas carnívoras, doadas pelo Denis.Dessa forma, podemos trabalhar conteúdos de ecologia e biodiversidade com os alunos, trabalhando com a ideia da montagem de terrários, seu funcionamento, dinâmica e manutenção, e principalmente abordar uma temática de plantas carnívoras, essas plantas tão diferentes e curiosas, que ao mesmo tempo fazem fotossíntese e predam pequenos invertebrados para completar sua dieta.O objetivo do projeto de ecossistemas é construir novos terrários, porém com temáticas diferentes, com uma fauna diversificada.

Alunos organizadores do projeto: João Daniel, Leandro Rossini Dias e Vinicius Popolin. Agradecimentos especiais a professora Geni Zafalon do colégio Vicente Rijo e professora Vera Bahl, Coordenadora do PIBID/BIOLOGIA.



Imagem 1: Foto do terrário concluído;


Imagem 2: Camadas de substrato divididas e bem definidas, cada um com sua função;

Imagem 3: Etapa de construção do terrário;

Imagem 4: Terrário concluído

Imagem 5: Terrário concluído com ênfase na cascata;

Imagem 6: Foto do terrário;

Imagem 7: João Daniel visualizando o terrário concluído;

Imagem 8: Etapa de construção do terrário;

Imagem 9: Terrário completo;

Imagem 10: Materiais utilizados para a produção;

Imagem 11: Material utilizado para construção;

Imagem 12: Cascata desembocando na área alagada,água está turva por causa das pedras, depois a água tornará clara;

Imagem 13: Material utilizado;

Imagem 14: Foco na parte alagada, que abrigará peixes e plantas aquáticas;

Imagem 15: Terrário concluído.