" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

terça-feira, 28 de junho de 2011

V Jornada de Humanidades - Circulo de Cultura

No periodo vespertino foi trabalho o circulo de cultura "Liberdade X Dominação de Consciencia". Um espaço diálogado que discutiu a questão será que somo livres?







I Jornada de Atualização Ciêntifica

A Jornada de Atualização Ciêntifica teve como proposta não apenas trabalhar com temas relacionados com a biologia, mas também oferecer uma atualização em relação aos novos conhecimentos da biologia decorrentes do desenvolvimento conhecimento ciêntifico e tecnológico. Entre os conteúdos os alunos poderam discutir aspectos dos trangênicos e alegislação no Brasil relacionada a este tópico, bem como compreender o aparecimento das diferentes espécies decorrentes do desenvolvimento do melhoramento genético. Outro tema desenvolvido foi o aconselhamento genético importante processo auxiliar a casais na reeducação de ciranças portadoras de alterações genéticas.
Os temas foram desenvolvidos com espaço de participação efetiva para os alunos, onde eles poderam expor suas duvidas e sana-las.












sexta-feira, 24 de junho de 2011

Que Tal um docinho?!

Formigas do mel em copos de chocolate. Existem algumas formigas conhecidas como “formiga-pote de mel” que vivem em ambientes desérticos. As plantas no deserto apresentam vida efêmera pela escassez de chuvas e as formigas coletam e acumulam o néctar dessas flores para consumir no período em que não chove e portanto não encontram flores para coletar seus açucares.

Algumas operárias são escolhidas como “reservatório” de néctar e são alimentadas por outras formigas esse alimento e acumulado no abdome de forma que inche , até que a formiga não consigam mais se mover. Em alguns casos, podem alcançar o tamanho de uma uva!

Durante os tempos secos, quando o suprimento alimentar do deserto acaba de vez, suas companheiras retornam para a colônia e um simples movimento em suas antenas já é o sinal para que regurgitem o conteúdo armazenado e todo o formigueiro se alimenta com o mel. Essas formigas Melophorus e Camponotus (Formicidae) são consumidas por tribos aborígines que vivem em regiões áridas. Pensa que elas morrem? De jeito nenhum, elas acabam voltando ao corpinho esbelto que tinham antes do processo. Isso que eu chamo de “efeito sanfona”.




Referência:
CRANSTON P.S;GULLANP.J.Os Insetos um Resumo de Entomologia. 3ªed. São Paulo. Editora Roca.2008.p.11.

Matéria por: Renata Mehes

E ai, tá com fome?Que tal uma porção de insetos!

Já pensou em trocar aquele bife acebolado ou aquele zoião,ovo frito, por uma porção de insetos.

Os insetos são importantes como fonte de proteínas, energia e elementos como ferro, cálcio e muitos outros elementos para manutenção da suas atividade diária e crescimento. Por exemplo, uma pessoa precisa em media de 37g de proteínas por dia.Se você comer sem gramas Macrotermes subhyalinus obterá 38,4 g de proteínas e se for um Imbrasia ertli conseguirá 76,3g de proteínas.

E ai! Nada feito. Em alguns povos Africanos e Asiáticos o consumo de insetos e bem vindo tanto pela fonte de energia como pelo delicioso sabor que lembra castanha segundo algumas pessoas que já consumiram tais petiscos.

Gostou da idéia mas cuidado nem todas as espécies de insetos são seguras para comer.Insetos com coloração de advertência são com freqüência desagradáveis ou tóxicos, e algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas contra algumas substancias presentes nos insetos.




Referência:
CRANSTON P.S;GULLANP.J.Os Insetos um Resumo de Entomologia. 3ªed. São Paulo. Editora Roca.2008.p.10

Matéria por: Renata Mehes

terça-feira, 21 de junho de 2011

Fotos V Jornada de Humanidades - Saúde no Trabalho

Vera ao fundo e Patrícia Santos falando sobre riscos ocupacionais e doenças do trabalho/saúde do trabalhador.

Alunos fazendo o relato da participação do evento, na mesa folder desenvolvido por aluno do PIBID.


Em mãos o decibelímetro usado para fazer medições dos decibéis em locais de trabalho, o limite máximo que deve ser tolerado é 85 decibéis

Rafael Terra desenvolvendo o tema, 1° Ano de Mecatrônica. 


Dinâmica de ergonomia, onde os alunos fizeram alguns movimentos recomendados para a prevenção de L.E.R e D.O.R.T.

Edith Ester falando sobre os riscos da Eletricidade para o trabalhador, e como a energia atua em nosso corpo.


Momento Cultural na hora do intervalo da V Semana de Humanidades, no período matutino.

Pibidianas











Folder " V Jornada de Humanidades"

V Jornada de Humanidades - Colégio Estadual Maria Rosalia Castaldi
Folder (clique nas imagens para ampliar)


Capa (versão para o blog)

Folder dobravel ( Capa e verso)

Interior

domingo, 19 de junho de 2011

Folder I Jornada de Atualização Cientifica

Folder construído pelos alunos do PIBID para divulgação da I Jornada de Atualização Ciêntifica que está sendo desenvolvida no Colégio Estadual Vicente Rijo. (Clique nas imagens para ampliar).


Capa e Verso

Conteúdo interno

Cronograma V JORNADA DE HUMANIDADES: “MÍDIA, CIDADANIA E QUESTÕES AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA COLETIVIDADE HUMANA”


 Cronograma oficial V Jornada de Humanidades “MÍDIA, CIDADANIA E QUESTÕES AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA COLETIVIDADE HUMANA”

Clique nas imagens para ver em maior aumento.