" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

segunda-feira, 27 de julho de 2015

HIDRÔPONIA

          Os cultivos hidropônicos vem cada vez mais fazendo parte do nosso cotidiano. Diariamente encontramos vegetais advindos dessa forma de cultivo nas prateleiras dos supermercados, como por exemplo alfaces hidropônicos, rúculas entre outras hortaliças.

Mas o que é um cultivo hidropônico ????


          É uma forma de cultivar vegetais sem a utilização de terra. Nessa forma de cultivo as raízes das plantas ficam diretamente em contato com soluções nutritivas balanceadas, das quais as plantas retiram o quê necessitam para se desenvolver.



E por que cultivar fora da terra ????

          Já que os nutrientes estão dissolvidos na água, a planta não gasta tanta energia como gasta para retirá-los da terra, sendo assim ela se desenvolve mais rapidamente. Outro aspecto positivo é a diminuição do número de “pragas” que atacam as plantas, uma vez que elas não estão em contato com o solo, dificultando o ataque às plantas do cultivo. Há ainda uma vantagem quanto a contaminação dessas plantas por parasitas que afetam os humanos, já que nesta forma de cultivo as plantas não entram em contato com fezes nem excretas de nenhum animal.



Trabalho Apresentado pelos bolsistas;
Danilo Bruxellas Parra; 
Rodrigo Dambrózio;
Felipe Junqueira de Assis; 
Renan S.Miranda;
Daniele  D.O.Martins